sábado, 25 de maio de 2013

Polícia Civil comemora 205 anos com atrações e serviços na Praça da Estação

População poderá conhecer armas, carros e helicóptero usados em operação no estado. Também será possível fazer carteira de identidade gratuitamente no local

João Henrique do Vale - Estado de Minas
Publicação: 25/05/2013 09:22 Atualização: 25/05/2013 11:54

Evento vai acontecer durante todo o sábado no Centro de Belo Horizonte (Polícia Civil/Divulgação)
Evento vai acontecer durante todo o sábado no Centro de Belo Horizonte

Dando continuidade as comemorações dos 205 da Polícia Civil, a corporação preparou um evento para mostrar a população como funciona o trabalho dos policias. Durante todo o dia, várias oficinas serão feitas na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, em seis barracas. Entre os eventos, estão previstas exposições de armas, drogas e equipamentos da perícia. Até mesmo um helicóptero usado em operações de segurança estará exposto ao público.
Neste sábado, cada uma das delegacias especializadas farão palestras e darão dicas para os participantes. As pessoas também poderão aferir a pressão, medir a glicose do sangue e fazer carteiras de identidade gratuitamente.
Em 9 e 10 de maio, a Polícia Civil realizou uma megaoperação em todo o país para festejar o aniversário da corporação. Somente em Minas, 351 prisões foram realizadas e também foram apreendidas 40 armas e mais de cinco quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack.
Veja algumas das atrações:

Instituto de Criminalística

Peritos vão simular uma cena de crime e mostrar como é feito o trabalho da perícia de cada área.

Departamento de Investigação AntidrogasOs policiais vão expor diversos tipos de entorpecentes com informações sobre a característica de cada droga. O público será orientado quanto ao tratamento para dependentes; dicas para pais, familiares e professores. Além de formas de prevenção

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM)Serão ministradas palestras sobre violência doméstica, dicas de prevenção ao estupro e informações acerca do Projeto Dialogar que por meio do diálogo, resolve conflitos interpessoais e intrapessoais.

Policiais exibem armas usadas em operações (Polícia Civil/Divulgação)
Policiais exibem armas usadas em operações
Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida
Uma tela com fotos de pessoas desaparecidas estará exposta, e os visitantes serão orientados sobre como proceder em caso de desaparecimento de um familiar, em situações de abuso sexual na família e medidas de prevenção ao desaparecimento de crianças.

Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG)O terminal de serviços do Detran estará à disposição dos visitantes para consultas sobre a pontuação da carteira de motorista e da situação do veículo. Poderão ser conferidas e emitidos boletos de multa de trânsito, além de outros serviços.

Instituto de IdentificaçãoCarteiras de Identidade serão confeccionadas gratuitamente durante o evento. Para emissão da Carteira de Identidade, os interessados deverão levar duas fotos 3x4 com fundo limpo, em papel fotográfico, além da certidão de nascimento original ou cópia autenticada para os solteiros e para os casados, certidão de casamento original ou cópia autenticada. Para pessoas com idade inferior a 16 anos, apenas serão confeccionadas Carteiras de Identidades se o interessado estiver com o pai ou a mãe.

Diretoria de TransportesTrês viaturas antigas (Fusca 1975, Opala 1989 e Toyota 1997) serão levadas para a Praça, além de um novo rabecão, utilizado atualmente pela Polícia Civil.

Divisão Especializada de Operações Especiais (DEOESP)Serão expostos os diferentes tipos de armas utilizadas pelos policiais e o público receberá informações sobre as características e peculiaridades de cada uma.

Nenhum comentário: