terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Dilma se compromete, em MG, a transformar Rio Doce no que era antes

15/12/2015 13h21 - Atualizado em 15/12/2015 14h22

Presidente Dilma esteve na inauguração do Museu de Congonhas.
Manifestações em favor e contra a presidente foram ouvidas na cerimônia.

Pedro ÂngeloDo G1 MG, em Congonhas

A presidente da República, Dilma Rousseff, inaugurou nesta terça-feira (15) em Congonhas, Região Central de Minas Gerais, o Museu de Congonhas. No discurso, ela se comprometeu a "transformar o Rio Doce no que ele era", antes do desastre do rompimento da barragem de Mariana, cidade próxima e que foi atingida pela maior tragédia ambiental da história do Brasil.
"Nos importa transformar novamente o Rio Doce naquilo que ele foi. Com margens reflorestadas, nascentes preservadas, recuperando inteiramente o rio. Esse é um projeto que não se esgota no curto prazo, mas que começa no curto prazo e que se estende até que o rio seja de fato aquele rio que nós herdamos dos nossos ancestrais", disse a presidente.
A barragem de Fundão, da Samarco, cujas donas são a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, se rompeu no dia 5 de novembro, despejando mais de 35 milhões de metros cúbicos de lama e rejeitos de minério no meio ambiente. A onda de lama atingiu o Rio Doce até o Espírito Santo e chegou ao mar. Dezesseis pessoas morreram e três ainda estão desaparecidas. Mais de 40 cidades foram atingidas pelo desastre.
Asseguro tomar as medidas necessárias para que isso, ações como essas [o rompimento da barragem de Fundão, da Samarco], nunca mais se repitam."
Presidente Dilma Rousseff
"Asseguro tomar as medidas necessárias para que isso, ações como essas [o rompimento da barragem de Fundão, da Samarco], nunca mais se repitam. É algo que nós devemos àqueles que perderam suas vidas, na Região de Mariana, na região de toda a bacia hidrográfica do Rio Doce e, sobretudo, perderam também seus meios de vida", garantiu a presidente.
Dilma Rousseff também falou da importância da diversificação econômica em cidades mineradora, como Mariana e Congonhas. "Compartilhamos com a população daqui o esforço de diversificar a base produtiva municipal e da região. Diminuindo a dependência da mineração. (...) Vamos estimular o desenvolvimento e acolhimento de visitante, a permanência dos turistas por mais tempo nesta cidade, ampliando os serviços associados, hotéis, alimentação, receptivo, fortaleceremos a educação e a pesquisa , abrindo novas alternativas de formação para crianças e jovens", detalhou a presidente.
Presidente Dilma Rousseff e o ministro da Cultura, Juca Ferreira (Foto: Pedro Ângelo/G1)Presidente Dilma Rousseff e o ministro da Cultura, Juca Ferreira (Foto: Pedro Ângelo/G1)
Sobre o Museu de Congonhas
Em seu discurso, Dilma ressaltou a importância do prédio para o patrimônio histórico e cultural nacional. "É um sonho que levou 12 anos para se realizar. Foi o trabalho, o esforço a dedicação de muitas pessoas e uma grande capacidade de superar obstáculos e desafio realizar este museu que, de fato, é extremamente importante para a cidade, para a região, para o estado e para o nosso país", falou a presidente.
Dilma visitou as dependências do prédio, que reúne mais de 300 peças sacras históricas. Na chegada ao museu, a presidente recebeu informações sobre o novo museu e a explicação sobre a logomarca do local, feita com um "M" e com um "C" da letra do mestre da arte barroca Aleijadinho.
A presidente foi presenteada com um crucifixo e uma peça de artesanato local. Ela estava acompanhada do ministro da Cultura, Juca Ferreira, da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema de Souza Machado, do representante permanente da Unesco no Brasil, Lucien Muñoz, do governador em exercício de Minas Gerais, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Bittencourt Marcondes, do prefeito de Congonhas, José de Freitas Cordeiro, e outras autoridades e políticos. Eles visitaram salas do novo museu.
Manifestações
Antes da entrada da presidente para a solenidade de inauguração, um grupo de militantes cantava "oh tucanada, pode tentar que esse golpe não vai colar", em referência ao partido PSDB, de oposição da presidente, e ao acolhimento do pedido de impeachment, feito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Durante o discurso do prefeito de Congonhas, o grupo cantou "não vai ter golpe, não vai ter golpe", ainda em referência ao pedido de impeachment. Eles também cantaram "o povo decretou, menos ódio e mais amor" e "no meu país, eu boto fé porque ele é governado por mulher".
Houve um princípio de tumulto durante o discurso do ministro da Cultura, Juca Ferreira, quando um homem gritou "fora Dilma". Ele disse "estou manifestando o meu direito de cidadão e gritando fora Dilma" em um bate boca com defensores da presidente. Ele deixou o local poucos minutos depois.
Lava Jato
A presidente não comentou, sem seu discurso em Congonhas, sobre a Operação "Catilinárias", deflagrada nesta terça-feira (15) pela Polícia Federal. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em Brasília, na casa e no escritório do peemedebista no Rio de Janeiro e na Diretoria Geral da Câmara dos Deputados.
A PF também cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos ministros Celso Pansera (PMDB-RJ), de Ciência e Tecnologia, e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), do Turismo.
A Secretaria de Imprensa da Presidência da República divulgou nota oficial afirmando esperar que todos os fatos investigados sejam esclarecidos "o mais breve possível". No texto, o governo pede que a "verdade se estabeleça" e que todos os investigados tenham a garantia do direito de defesa "dentro do princípio do contraditório".
A Presidência também afirma na nota oficial que espera que o processo deflagrado nesta terça "fortaleça as instituições brasileiras".
Museu de Cogonhas
Uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco no Brasil), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, resultou, nesta terça-feira (15), na inauguração do Museu de Congonhas, instalado em um edifício de 3.452 metros quadrados e que guarda um dos mais importantes projetos de preservação da memória do país.
O museu foi construído ao lado do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, sítio histórico que tem o título de Patrimônio Cultural Mundial desde 1985. O local tem sala de exposições, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas.
O Museu de Congonhas tem 342 peças sacras e religiosas que pertenceram à colecionadora Márcia de Moura Castro e que foram adquiridas pelo Iphan em 2011. Por mais de meio século, a pesquisadora dedicou-se a adquirir arte sacra e objetos de religiosidade popular, com destaque para ex-votos e santos de devoção.
Outro acervo importante que será entregue nos próximos meses é a Coleção Fábio França, uma biblioteca de referência no Brasil sobre o barroco, a arte e a fé. O acervo é composto por publicações de interesse geral, temas históricos, artísticos, com foco especial no barroco e a temática da vida e obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Museu de Congonhas, na cidade de mesmo nome na Região Central de Minas Gerais (Foto: Reprodução/TV Globo)Museu de Congonhas, na cidade de mesmo nome na Região Central de Minas Gerais (Foto: Reprodução/TV Globo)
Sala dos Milagres, no Museu de Congonhas (Foto: Reprodução/TV Globo)Sala dos Milagres, no Museu de Congonhas (Foto: Reprodução/TV Globo)

Obras do Museu de Congonhas (Foto: Reprodução/TV Globo)Obras do Museu de Congonhas (Foto: Reprodução/TV Globo)

Nenhum comentário: