quarta-feira, 9 de março de 2016

Delcídio cita Aécio e Renan em delação premiada, diz jornal

Investigação

A menção deles, no entanto, não indica que tenham cometido crimes ou mesmo que serão investigados; os senadores Edison Lobão, Romero Jucá e Valdir Raupp também foram citados, segundo a "Folha de S. Paulo"

PUBLICADO EM 09/03/16 - 08h21
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), entre outros políticos, foram citados na delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT-MS).
Conforme reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", apurada junto a pessoas próximas à investigação, Delcídio teria citado ainda integrantes das cúpulas de PMDB, PSDB e PT.
A reportagem não teve acesso ao contexto do suposto envolvimento desses políticos.
Aécio Neves, presidente do PSDB, já foi citado pelo doleiro Alberto Yousseff e por Carlos Alexandre Rocha, o Ceará, responsável pela entrega do dinheiro. Os procedimentos, no entanto, já foram arquivados. Ainda segundo a Folha, a menção a Renan Calheiros, teria sido lateral. O presidente do Senado é investigado em seis inquéritos sob suposta ligação com desvios da Petrobras.
Outros políticos citados pelo senador petista, já investigados pela Lava Jato são os também senadores Edison Lobão (PMDB-MA), Romero Jucá (PMDB-RR) e Valdir Raupp (PMDB-RO).
A simples menção, no entanto, não indica que esses políticos cometeram crimes ou mesmo que serão investigados. A investigação da Lava Jato deve analisar o conteúdo para, então, decidir se esse justifica o pedido de abertura de inquérito.
A delação de Delcídio está na Procuradoria-Geral da República e aguarda um ajuste solicitado pelo relator da Lava, ministro Teori Zavascki.
Outros lados
Conforme a Folha de S. Paulo, a assessoria do tucano Aécio Neves afirmou que não vai comentar a citação pela falta de "informação concreta" sobre o envolvimento do senador com Delcídio.
Valdir Raupp informou ao jornal que recebe com "estranheza" a informação de que teria sido citado. "Eu nunca tive uma relação mais próxima com Delcídio. Minha relação com ele sempre foi muito republicana", disse.
A reportagem da Folha não conseguiu localizar na noite de terça (8) os demais senadores citados por Delcídio. Procurada, a defesa do petista disse desconhecer a delação.
A reportagem de O TEMPO procurou a assessoria do senador Aécio Neves. Essa ficou de se posicionar ainda nesta quarta-feira (9).

Nenhum comentário: