segunda-feira, 14 de março de 2016

Manifestações aconteceram em pelo menos 200 cidades e 17 Estados

Multidão

Cerca de 3 milhões de brasileiros foram às ruas pedir "Fora Dilma" e bradar contra a corrupção; protestos aconteceram também fora do país

protesto
PUBLICADO EM 13/03/16 - 21h21- O Tempo
Cerca de 3 milhões de brasileiros foram às ruas neste domingo (13), em pelo menos 200 cidades e 17 Estados, para protestar contra a corrupção e o governo da presidente Dilma Rousseff. Em praticamente todos os lugares os manifestantes vestidos de verde e amarelo bradavam: “Fora Dilma”, “Lula na cadeia”, “somos todos Sérgio Moro”. O juiz da operação Lava Jato foi exaltado como herói pelo país afora – muitos vestiam, como no Carnaval, a camisa do “Morobloco”, com a foto do magistrado estampada.
Na maioria das cidades, as manifestações começou logo cedo e eram noticiadas em tempo real em todas as mídias. Em São Paulo, o público começou a chegar no fim da manhã e, como esperado, superou todos os atos já realizados na cidade, reunindo mais gente do que as “Diretas Já”, em 1984. Segundo contagem final do Datafolha, cerca de 500 mil pessoas marcaram presença na região da avenida Paulista. Já a Polícia Militar (PM) divulgou 1,4 milhão.
Enquanto Moro era o herói, Aécio Neves (PSDB-MG) e Geraldo Alckmin (PSDB-SP) foram hostilizados como “oportunistas” por um grupo de pessoas ao chegar no protesto. O senador mineiro já tinha feito uma passagem em Belo Horizonte mais cedo junto ao seu colega de partido e Senado Antonio Anastasia.
Na cidade do Rio de Janeiro, os organizadores apontaram 1 milhão de pessoas, mas a PM não calculou a multidão. Em Brasília, no Distrito Federal, 100 mil pessoas se reuniram na Esplanada dos Ministérios – 200 mil, conforme a organização. Na capital de Pernambuco, Recife, a polícia divulgou 120 mil, mais que as lideranças que falaram em um público de 100 mil. Contagem da PM apontou em Vitória, no Espírito Santo, 120 mil manifestantes (250 mil na conta dos líderes). E no Sul do país, 200 mil em Curitiba (PR) e 100 mil em Porto Alegre (RS).
Nos maiores atos, não houve registros de confrontos pelas polícias, o que foi comemorado pelo governo, que avaliou os protestos como “fortes”. No último sábado, Dilma pediu que manifestantes evitassem violência – o Planalto temia que confrontos pudessem afetar a presidente ainda mais.
Exterior
Fora do país, brasileiros protestaram contra a presidente Dilma Rousseff em 23 cidades, segundo os organizadores do “Vem Pra Rua”. A BBC Brasil registrou os atos em Portugal, Estados Unidos, Japão e França. A fama do juiz Sergio Moro lá fora era mostrada em cartazes e palavras de ordem. Em Miami – cidade que reúne uma grande comunidade brasileira –, os atos seriam no fim da tarde.
Em Lisboa, cerca de 150 pessoas se reuniram no Largo Camões, em frente à Embaixada do Brasil, para pedir a saída da presidente e a prisão do ex-presidente Lula. A aposentada paulista Dulcina Gonçalves de Mendonça, de 80 anos, vive em Lisboa com a família há 11 anos. “Faz cerca de dois anos que o governo corta 25% da pensão de quem vive fora do Brasil. Estou recebendo 140 euros (R$ 570) por mês, ninguém consegue viver com isso. Só porque optamos por viver fora do país temos menos direito que os outros pensionistas?”.

Nenhum comentário: